domingo, 27 de novembro de 2016

Diarreia infantil: novo teste identifica causa em uma hora

Tecnologia reconhece 22 patógenos, entre bactérias, vírus e parasitas

Basta a criança começar a apresentar diarreia para os pais entrarem em pânico. Será que algum alimento não fez bem? Será que é virose? Será que é algo mais sério? Além de ser um desconforto, o problema pode trazer desidratação grave e debilitar a saúde. Embora muitas vezes ela desapareça sem necessidade de tratamento específico, é preciso atenção ao estado da criança: quando se trata de um quadro agudo, é importante descobrir logo a causa para definir a melhor forma de combater o sintoma.
Conhecer o agente que origina a diarreia pelo método convencional pode levar de 5 a 15 dias. No entanto, um teste que chegou ao Brasil recentemente permite identificar o motivo do problema em apenas uma hora. Trata-se do Sistema FilmArray, desenvolvido pela bioMérieux.
A tecnologia é capaz de detectar 22 patógenos, entre bactérias, vírus e parasitas. O teste já está sendo usado no Rio de Janeiro (no Richet Medicina & Diagnóstico) e em São Paulo (no Hospital Albert Einstein).
“Em crianças, principalmente nas menores de 2 anos, é importante o tratamento correto da causa da diarreia, pelo risco de desidratação”, afirma Helio Magarinos Torres Filho, patologista clínico e diretor médico do Richet Medicina & Diagnóstico. Ele explica que o teste é feito a partir de uma amostra de fezes que é analisada por um equipamento especial, que consegue reconhecer fragmentos de DNA dos microrganismos. Essa metodologia de biologia molecular é chamada de PCR em tempo real.
Fonte: Revista Crescer

Nenhum comentário:

Postar um comentário