segunda-feira, 1 de junho de 2015

Vacina contra HiB reduz o risco de leucemia linfoide aguda em crianças em até 20%, diz estudo


Na rede pública, vacina faz parte da pentavalente


A vacina contra a Hemophilus influenzae B, ou HiB, protege contra casos de meningite, pneumonia, otite e de outras infecções causados pela bactéria. Mas não é só isso. Um estudo conduzido por pesquisadores americanos, alemães e ingleses revelou que ela reduz em 20% as chances das crianças terem leucemia linfoide aguda, tipo mais comum de câncer entre os pequenos.
O estudo, publicado pelo periódico Nature Immunology, concluiu, por meio de pesquisa com ratos, que, em alguns casos, a infecção pela bactéria HiB desencadeia uma poderosa reação do sistema imunológico. Essa resposta do organismo provoca a ativação de duas enzimas que causam mutações em certos tipos de células sanguíneas e as tornam malignas. Quando isso acontece, as crianças são mais propensas a desenvolver leucemia entre os 5 e 7 anos de idade.
A vacina contra o HiB, que ajudaria a evitar esse processo, é oferecida no sistema público de saúde por meio da vacina pentavelente. Além de prevenir contra o HiB, imuniza as crianças contra difteria, tétano, coqueluche e hepatite B. Ela é dada em 3 doses: aos 2 meses, 4 meses e 6 meses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário