sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Hora de escolher a escola de seu filho? Conheça as linhas pedagógicas atuais!

Se você está em dúvida onde colocar seu filho para estudar, leia e entenda as linhas pedagógicas que existem atualmente.
 Vejam abaixo um resumo simples das características principais de cada linha:
Linha Construtivista
O Construtivismo propõe que o aluno participe ativamente do próprio aprendizado, mediante a experimentação, a pesquisa em grupo, o estímulo à dúvida e ao desenvolvimento do raciocínio.
O estudante é que constrói o conhecimento, por meio da formulação de hipóteses e da resolução de problemas. O objetivo do Construtivismo é que o aluno adquira autonomia. A ênfase está no aspecto cognitivo.

 As disciplinas são trabalhadas em uma relação mais próxima com as crianças e envolve diversos elementos, como música e dramatização. As séries são organizadas em ciclos.
 As disciplinas estão voltadas para a reflexão e autoavaliação, portanto a escola não é considerada rígida.
Avaliação: A linha construtivista foi idealizada para que não houvesse provas, uma vez que a criança deve construir o conhecimento ao longo das aulas. As escolas, no entanto, podem adaptar esse conceito em suas avaliações.
Linha Tradicional
Na pedagogia tradicional o professor é a figura central, ele ensina as matérias de maneira sistematizada. As escolas que adotam a linha tradicional acreditam que a formação de um aluno crítico e criativo depende justamente da bagagem de informação adquirida e do domínio dos conhecimentos consolidados. Geralmente, as aulas são expositivas, com muita teoria e exercícios sistematizados para a memorização. O professor é o guia do processo educativo e exerce uma espécie de “poder”. Tem como função transmitir conhecimento e informações. As avaliações são periódicas, por meio de provas, e medem a quantidade de informação que o aluno conseguiu absorver.
São escolas que preparam seus alunos para o vestibular desde o início do currículo escolar e enfatizam que não há como formar um aluno questionador sem uma base sólida, rígida e normativa de informação.
Avaliação: A forma de promoção é a avaliação, que mede a quantidade de conhecimento que foi memorizada. Quem não alcança a pontuação mínima é reprovado e deve cursar a mesma série novamente.
Linha Waldorf
Fundada por Rudolf Steiner em 1919, em Stuttgart, na Alemanha, a pedagogia Waldorf é orientadada a partir de pontos de vista da Antroposofia. A trajetória da criança é composta por ciclos de sete anos, nos quais ela tem um tutor. As aulas da Educação Infantil nesse sistema têm ênfase em artes e em trabalhos manuais, como marcenaria, culinária etc.
O ensino teórico é sempre acompanhado pelo prático, com grande enfoque nas atividades corporais, artísticas e artesanais, de acordo com a idade dos estudantes.
Não há repetência, justamente para que as etapas de aprendizagem possam estar em sintonia com o ritmo biológico próprio de cada idade.
No primeiro ciclo (0-7 anos), a ênfase é no desenvolvimento psicomotor, essa fase é dedicada principalmente às atividades lúdicas; não inclui o processo de alfabetização.
O segundo ciclo (7-14 anos), que corresponde ao Ensino Fundamental, compreende a alfabetização e a educação dos sentimentos, para que os alunos adquiram maturidade emocional. Nesta fase, não existe professores específicos para cada disciplina, mas sim um tutor responsável por todas as matérias, que acompanha a mesma turma durante os sete anos.
Já no terceiro ciclo, equivalente ao Ensino Médio (14-21 anos), o estudante está pronto para exercitar o pensamento e fazer uma análise crítica do mundo.
Avaliação: Para avaliar os alunos, procura-se abolir provas; a avaliação é feita por sua participação e por trabalhos que podem ser escritos, artísticos etc.

Linha  Montessoriana
O método parte da ideia de que a criança é dotada de infinitas potencialidades. Individualidade, atividade e liberdade do aluno são as bases da teoria.
As salas de aula das escolas que adotam essa pedagogia têm, em média, 20 alunos e procuram ter diversos materiais para estimular a aprendizagem. Em vez de a professora passar as lições, as atividades ficam dispostas em sala e o aluno escolhe qual irá fazer no dia. Ele deve cumprir os módulos obrigatórios para avançar nos estudos. As salas podem ser ordenadas por séries, como no ensino tradicional, ou por ciclos, com mais alunos de idades diferentes na mesma sala.
Os alunos são expostos a trabalhos, jogos e atividades lúdicas, que os aproximem da ciência, da arte e da música.
Avaliação: Pode ter provas ou não, de acordo com a escola. Quando não há provas, a avaliação é feita a partir dos registros que o professor tem sobre a produção do aluno. No final do Ensino Fundamental e do Médio pode haver monografia.
Fonte : Blog Just Real Moms

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