segunda-feira, 3 de abril de 2017

Vacina contra a gripe (incluindo H1N1) já está disponível na rede particular

No sistema público, as vacinas chegarão a partir de 17 de abril. Veja como funciona a imunização contra a gripe, quem pode ser vacinado e quanto tempo dura a imunização

A temperatura começou a cair, trazendo com ela doenças comuns no inverno, como a gripe. Na rede particular, as vacinas contra a doença já estão disponíveis e custam a partir de 120 reais por dose. A versão trivalente pode ser tomada por bebês a partir dos 6 meses de vida. Mas a quadrivalente merece atenção: a vacina produzida pelo laboratório GSK só pode ser dada a crianças maiores de 3 anos. Já a produzida pelo laboratório Sanofi, chamada de quadrivalente pediátrica, pode ser dada às crianças a partir dos seis meses de vida. "É uma simples diferença de bula. Enquanto a vacina feita pelo GSK só passou por testes em crianças com 3 anos ou mais, a do Sanofi já foi aprovada para o uso com bebês", explica Isabella Ballalai, presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações. Ainda assim, é sempre importante consultar o pediatra da criança, para que ele organize as imunizações do seu filho.
Embora o vírus H1N1 é que tenha se tornado o grande vilão por causa das notícias e do surto de 2016, este ano não é ele que prevalece. "Até a 10ª semana de 2017, o H3N2 é o vírus que mais está em circulanção. O que não que dizer que ele é menos grave do que o H1N1", diz Isabella.

Na rede pública, apenas a versão trivalente estará disponível, a partir do dia 17 de abril, para crianças de 6 meses a 5 anos. Como acontece todos os anos nessa época, surgem uma série de dúvidas sobre a imunização. Confira respostas para algumas delas.
Todas as vacinas contra a gripe são iguais?
Não. Há duas versões diferentes: a trivalente, que imuniza contra três tipos de vírus, e a quadrivalente/tetravalente, que imuniza contra quatro tipos de vírus. Em ambos os casos está inclusa a imunização contra o H1N1, que é um vírus influenza do tipo A. No entanto, a vacina quadrivalente, além de imunizar contra os três vírus da trivalente, também protege contra um vírus influenza do tipo B. Na rede pública, apenas a vacina trivalente estará disponível. Em algumas clínicas particulares já é possível encontrar as duas opções. Este ano, o vírus tipo A ainda são os que mais circulam (70%).
Assim que eu tomar a vacina já estou protegido?
Não, a imunização não é imediata. Depois de tomar qualquer uma das duas vacinas, a pessoa só estará protegida contra a gripe após um período de 3 a 4 semanas, que é o tempo necessário para a produção de anticorpos contra a doença.
Qual vacina é melhor: a tri ou a quadrivalente?
A quadrivalente (ou tetravalente) garante proteção a um espectro mais amplo de vírus. Portanto, se for possível esperar - e pagar - é a melhor opção. No caso da tetravalente, certifique-se com a clínica de que o imunizante é adequado para a faixa etária do seu filho. Isso porque alguns fabricantes só oferecem a vacina tetravalente para crianças a partir de 3 anos. Se você tomar primeiro a trivalente e depois resolver tomar também a quadrivalente, é preciso esperar, no mínimo, 30 dias. O importante é ser imunizado, porque o vírus este ano já está circulando bem mais cedo do que se esperava. Vale uma conversa com o pediatra do seu filho!
Quem deve tomar a vacina?
Todos podem tomar, com exceção de bebês menores de 6 meses. Os grupos prioritários para receber a imunização gratuitamente pelo SUS são profissionais da saúde, indígenas, grávidas, crianças de até 5 anos, puérperas, idosos com 60 anos ou mais, portadores de doenças crônicas e a população carcerária, devido à alta capacidade de transmissão do vírus. Para as demais pessoas, a vacina pode ser encontrada nas clínicas particulares de vacinação.
Se meu filho tomou a vacina no ano passado, ele não está protegido?
Não. Isso porque a imunização está garantida apenas por um período de 6 a 8 meses. Por essa razão é necessário receber a dose todos os anos. Segundo o especialista, alguns estudos mostram que quem já toma a vacina da gripe regularmente há alguns anos tem uma proteção melhor do que aquelas pessoas que estão começando a ser vacinadas agora. Mas isso não descarta a necessidade de tomá-la anualmente.
A vacina pode causar algum efeito colateral?
Como qualquer outra vacina, o local da picada pode ficar dolorido e inchado. Também pode haver efeitos como febre e indisposição. Mas nada que se assemelhe aos sintomas causados pela gripe.
A vacina contra a gripe é segura?
Sim. Apesar de muitos boatos de que a vacina provocaria a doença, isso é um mito, já que ela  é feita apenas com partículas virais, depois que o vírus foi morto e fragmentado. Não há nada vivo dentro da vacina que seja capaz de se multiplicar e levar à gripe. Por isso, até as grávidas podem receber a imunização com segurança.
Fontes: Renato Kfouri, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), Jean Carlo Gorinchteyn, do Hospital Emílio Ribas (SP), Daniel Wagner, infectologista do Hospital da Criança da Rede D’Or São Luiz.

Fonte: Revista Crescer

Nenhum comentário:

Postar um comentário