sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Desenvolva o interesse do seu filho pela música, uma atividade que traz muitos benefícios!

Muitas pesquisas científicas mostraram que a música é um ótimo aliado do desenvolvimento infantil, especialmente quando se trata da parte cognitiva, motora, afetiva, física e social. Além disso, ela estimula a aprendizagem em todas as outras áreas e contribui para os laços afetivos com outras crianças e também entre pais e filhos, quando as aulas são administradas ainda nos primeiros anos de vida. Se os estudos forem aplicados logo quando bebê, os resultados são ainda melhores! Os especialistas defendem que a música é um fator-chave para o desenvolvimento infantil, mostrando a importância de estimular e incentivar as crianças no estudo.
A idade certa para introduzir a música na vida da criança
Escutar música traz benefícios tanto quanto realizar atividades musicais. Antes do nascimento já é interessante expor o bebê a estímulos sonoros. Ele responderá com pontapés e outros movimentos. Dessa forma já é criado um ambiente que irá potencializar o seu desenvolvimento na barriga. Existem cursos de musicalização para gestantes que atendem a essa proposta. Em São Paulo, na escola de música Nelsom, na Bravo e na Canto do Batuque eles estão disponíveis. Quando se trata de estudar música, a idade ideal é a partir dos 2 anos de idade, visto que a criança já adquiriu a concentração e estímulos necessários.
Agora que eu já sei os benefícios e a idade correta, como despertar o interesse do bebê pela música?
De início, o melhor a se fazer é colocar para tocar uma grande variedade de músicas, de muitos estilos, para que a criança se movimente, experimente as sensações. Enquanto isso, os pais podem utilizar a música para interagir com os filhos em atividades, dançar, ou apenas escutar juntos, mostrando que essa é uma atividade interessante. Você vai saber que o bebê gosta da música que está ouvindo pelos sinais corporais: sorrisos, olhos bem abertos, agitação dos braços e pernas e movimento da cabeça para o sentido de onde vem o som. Dessa forma já é possível conhecer o gosto musical do bebê, o que é um passo em direção às aulas.
Musicalização infantil e aulas específicas
Descoberto o estilo de música que seu filho mais gosta, é hora de entender qual instrumento ele mais irá se identificar. Uma sugestão é começar com um curso de musicalização infantil. Desta forma, ele poderá conhecer a diversidade de instrumentos existente e ter aulas de ritmo, coordenação motora, propriedades do som, tudo isso de forma lúdica. A musicalização é como ume pré-escola da música, estimulando a inteligência musical e guiando a escolha do instrumento que irá estudar posteriormente. Com o instrumento escolhido, a criança poderá iniciar as aulas específicas. Boas escolas aqui de São Paulo são o Conservatório Souza LimaEM&T e a Companhia das Cordas.
Estimular a música nos pequenos é uma atividade que deve ser feita desde a barriga. Os resultados são positivos e pais e filhos só têm a ganhar. Vale a pena investir!

Nenhum comentário:

Postar um comentário