segunda-feira, 3 de novembro de 2014

11 dicas para fazer as crianças dormirem sozinhas!

Bom dia! Hoje o post que vou compartilhar é do blog Just Real Moms, com dicas de como fazer as crianças dormirem sozinhas.

1) Tire ou diminua a dormida da tarde
Hoje em dia, meus filhos ainda dormem à tarde, mas acho que está chegando o momento de tirar essa dormidinha. Especialistas dizem que crianças entre 2 e 4 anos de idade, devem dormir em torno das 20h e seu sono poderá ser de umas 12h seguidas. À tarde, no máximo 2h de sono após o almoço. O importante para regular o sono delas, é acordá-las depois de umas 2 horas para elas irem cedo para a cama à noite.

2) Incentive atividades físicas durante o dia
Meus filhos fazem natação duas vezes por semana e, aos finais de semana, jogam bastante bola e correm muito! Realmente dá pra ver a diferença do sono quando eles têm este tipo de atividades! Tento sempre fazer este estímulo, mas durante a semana, gostam de brincar com bonecos, jogos etc. , o que faz com que  não gastem tanto a energia que  têm nesta idade. Ficar o dia em frente à TV, então… Nem pensar!!

3) Luz amena no quarto
Meus filhos, apesar de dormirem juntos, não gostam do quarto totalmente escuro. Para os especialistas, luz apagada é a maneira mais adequada de relaxar, porém é preferível que a criança durma com alguma luz acesa a dormir na cama dos pais ou ficarem chorando por medo. Uma dica é comprar alguma lâmpada noturna, daquelas que se coloca diretamente na tomada, ou um abajur com lâmpada fraca.
4) Evite brincadeiras agitadas antes de dormir
Uma verdadeira especialidade dos pais, rsrsrs! Brincar de pega-pega, cócegas ou coisas do tipo é um verdadeiro remédio contra o sono! O mais aconselhável é ter momentos calmos antes da hora de dormir!

5) Estipule um objeto de segurança para este momento
Meu filho ainda é apegado à chupeta na hora de dormir, e a “naninha” (uma fraldinha de quando eles eram bebês) também é sucesso aqui em casa. Ajude a escolher um bichinho, ou uma fraldinha, ou algo que a criança goste para que ela use sempre quando for dormir. Assim, ao acordar no meio da noite, vai se sentir mais segura e voltará a dormir sem a necessidade da intervenção dos pais.
6) Mantenha uma rotina fixa
Por aqui, a rotina é a seguinte: jantar (por volta de 18h30), banho, brincar um pouquinho e, entre 20h e 20h30, é hora de tomar o leitinho, escovar os dentes e cama! Especialistas apontam que organizar a rotina fixa de sono com horários e práticas repetidos diariamente é a regra de ouro. As crianças são bastante sensíveis aos rituais, às coisas que se repetem. A repetição é tranquilizadora para a criança porque ela reencontra o “conhecido”. Isso facilita a indução ao sono.
O ideal é que o ritual do sono seja iniciado cerca de uma hora antes de a criança ir para a cama e que nele sejam cumpridas todas as tarefas que evidenciam que o momento do repouso se aproxima: tomar a mamadeira, escovar os dentes, pôr o pijama, deitar-se com seu urso… Essas tarefas devem ser repetidas diariamente nos mesmo horários.
7) Evite que as crianças durmam com os pais
Ainda bem que por aqui isso não é um costume! Eles nunca foram para nossa cama, apenas quando acordam de manhã (às vezes 5h!), vão nos chamar. Mas sei que muitas crianças manifestam a preferência de dormir com a mãe, com o pai ou com ambos. “Na nossa cultura, deixar que a criança durma com os pais é desaconselhável. Há muitos estudos nesse sentido, principalmente americanos, pois lá nota-se um aumento da incidência do que eles passaram a chamar de “co-sleeping”. Há dados que confirmam que, apesar de a criança parecer dormir melhor na cama dos pais, a arquitetura do sono fica prejudicada, isto é, a qualidade do sono é pior”, diz a pediatra diz Eduardina Telles Tenenbojm, psicoterapeuta e doutoranda em ciências no departamento de Neurologia Clínica, da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. E quanto mais demorar tirar esse hábito, mais difícil será!
8) Deixe a porta entre aberta, isso pode ajudar
Minha filha entra em pânico se sente que fechei totalmente a porta. A partir de pesquisas, vi que as crianças podem se sentir muito separadas do resto da casa, uma sensação de “se eu acordar, não poderei sair daqui”, e isso as deixam inseguras e com medo. Portanto, aqui em casa, deixo a porta um pouco aberta e a luz do próximo ambiente acesa, para que crie uma luz amena.

9) Converse com seu filho, ouça-o e o tranquilize
Tenho tentado explicar que a mamãe, o papai e todas as outras pessoas, dormem sem precisar que alguém fique no quarto. Além disso, digo que eles têm a companhia um do outro afinal, dormem no mesmo quarto. E tento entender porque eles querem que eu fique lá dentro. Compreender a origem dos medos das crianças é essencial para  podermos ajudar. Desmistifique os medos reais: se o seu filho tem medo de cães, mostre na internet vídeos de cães a brincar com os seus donos. Por vezes, esse medo é fruto do desconhecido e, quanto mais familiarizados com o objeto do medo, mais seguros ficam em relação ao mesmo. Tranquilize-o sempre que esteja com medo. Reforce a ideia do sentido de segurança sempre que ele precisar.
Converse com o seu filho sobre os seus medos durante o dia. Ajudá-lo a construir a sua autoconfiança à luz do dia, é meio caminho andado para fazê-lo se sentir mais seguro à noite. E uma criança segura, irá tornar-se por certo mais independente.
10) Conforto faz toda diferença
Às vezes a gente erra e coloca um pijama apertado, ou muito quente, ou “fresquinho demais”, ou então o cobrimos com um cobertor muito pesado e a fralda pode estar mal posicionada e quem sabe ele não está deitado em cima de uma chupeta ou de algum objeto… Portanto, se seu filho reclamar, não encare de imediato como uma birra, às vezes eles não sabem se expressar direito. Tenha paciência e o ajude!

11) Dica de rotina pré-sono
Conte uma estória e diga à criança que ela irá dormir, pois está na hora. Deixe a porta encostada para que ela não se sinta tão separada do resto da casa. Saia do quarto e se ela chamar de novo, volte, cubra-a, e diga que está na hora de dormir. Se ela chamar, de novo, volte, cubra-a e não olhe para ela e nem diga nada. Nas vezes seguintes, faça o mesmo e repita isso quantas vezes for necessário. Mesmo que ela diga algo como: quero água, conte estória etc, não diga nada, pois trata-se apenas de um “gancho” para conseguir estender essa hora. Algumas mães fazem isso mais de dez vezes, mas apenas no primeiro dia. Mesmo que ela chore ou saia da cama, leve-a de volta e repita todo o processo, mas sempre sem olhar ou falar com ela. Todo esse processo depende muito mais de sua persistência. Boa sorte!

Nenhum comentário:

Postar um comentário