segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Quer que seu bebê aprenda a falar? Converse com ele



Estimular áreas do cérebro auxilia na compreensão e na articulação de palavras, diz estudo


“Vamos passear no parque?” “Está com fome?” “Mamãe te ama!” Você costuma dizer essas frases para o seu filho, mesmo antes de ele saber respondê-las? Se sim, está no caminho certo. A cada momento em que o bebê escuta palavras repetidas, como “mamãe” e “papai”, o cérebro dele memoriza esses sons e seus sentidos.

A constatação vem de uma pesquisa realizada pela Universidade de Washington, Estados Unidos, após examinar o funcionamento do sistema nervoso de 57 crianças de 7 a 11 meses. Usando uma espécie de “capacete” com scanner, que faz parte da técnica não-invasiva magnetoencefalografia (ufa!), os bebês escutaram sílabas como “mama” e “papa”. Isso fez com que as áreas do cérebro designadas à fala fossem estimuladas. “Nosso estudo mostrou que os bebês de 7 meses já estão tentando formular os movimentos corretos para pronunciar as primeiras palavras”, afirmam os cientistas.

Quando seu filho tiver 6 meses, ele já saberá reconhecer os termos que escuta com maior frequência. Aos 7, será capaz de reconhecer se o adulto está falando na língua nativa ou em alguma que ainda desconhece. E claro: o cérebro já está bem ocupado em tentar entender o idioma da conversa – então tenha paciência e espere alguns meses até que o bebê saiba responder a suas perguntas!
Em geral, isso ocorre até 1 ano e 6 meses, quando a criança fala palavras simples e com significado. Se aos 3 anos seu filho ainda não articular vocábulos, procure um especialista indicado pelo pediatra. Ele vai investigar se há algum problema neurológico ou psiquiátrico. Também fará um teste de audição, já que, conforme o estudo mostrou, escutar é essencial no aprendizado da fala.

Até lá, converse muito com o seu filho, sempre mantendo contato visual. Sua expressão facial, a linguagem corporal e o tom da voz ajudam a prender a atenção da criança. Uma dica é aproveitar momentos a sós com o bebê para dialogar – durante a alimentação, o banho ou a troca da fralda, ele está próximo e atento a você. Bom papo!

Ficou curioso para saber como é a magnetoencefalografia, em que ocorre o mapeamento do cérebro? Veja esse vídeo aqui, que mostra um trecho do estudo da Universidade de Washington sendo feito:

Nenhum comentário:

Postar um comentário