segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Como conseguir o equilíbrio do uso da tecnologia na vida de nossos filhos?

Bom dia!
O post de hoje foi escrito exclusivamente para o Just Real Moms, pelas  colunistas pedagogas da Orientace Pedagogia. Achei interessante compartilhar com vocês!
Elas abordaram um tema que não temos como fugir: a tecnologia! Afinal, até quando devemos permitir ou proibir nossos filhos a terem acesso ao inevitável mundo digital?
Boa leitura!

A tecnologia e nossos filhos!
Quem nunca se surpreendeu com a agilidade com que as crianças, desde cedo, manuseiam celulares,tablets ou qualquer outro equipamento eletrônico?
É mesmo surpreendente a facilidade que elas têm!
Muitas vezes, nós, adultos, paramos para questionar tal ação e ficamos sem saber como agir, perplexos por constatar como a tecnologia encanta e, muitas vezes, paralisa nossos filhos.
Então, como fazer?

O primeiro ponto a ser considerado é que a tecnologia está presente no dia a dia de todos, não podemos fechar os olhos para isso. Diferente de nós, as crianças veem os pais, avós, tios etc., navegando em computadores para pesquisar, usando tablets para fazer compras ou jogar e celulares para bater papo. E, como todos sabem, os adultos são modelos para as crianças.
Sendo assim, a palavra chave é EQUILÍBRIO!
Podemos possibilitar o acesso à tecnologia, mas ações como correr, andar de bicicleta, desenhar e ler livros, entre outras tantas, são atividades fundamentais para o desenvolvimento dos pequenos, e não podem ser esquecidas!
Por isso, algumas dicas importantes para fazer uso da tecnologia de forma consciente são:
- O ideal é que a exposição aos jogos eletrônicos seja apenas depois dos 2 anos de idade.
- O tempo recomendando, seja para filmes seja para jogos, é de 45 minutos diários. Estipule este limite junto ao seu filho. Aplicativos como o LimitGMtime ou o Screen Time tocam um alarme quando o tempo determinado pelos adultos se esgota.
- Organizar e combinar com seu filho uma rotina “tecnológica”, ou seja, estabelecer quando e por quanto tempo ele poderá usar o dispositivo desejado. Isso pode ser definido por meio de uma conversa, ou até mesmo por imagens disponibilizadas em um calendário semanal.
- Filmes, desenhos infantis e jogos eletrônicos antes de dormir atrapalham o sono da criança.
- Determinar quais jogos ou aplicativos a criança pode usar ou não. Há aplicativos educacionais de boa qualidade e que podem sim ajudar no desenvolvimento de seu filho. Pesquise e avalie antes de baixá-los.
- O ideal é que você coloque filtros em seu computador e tablet restringindo os acessos para alguns sites. Caso seu filho reclame que um amigo acessa certo jogo e ele não, cabe aos pais serem firmes e dizer: “Na nossa casa não permitimos esse jogo, pois não é para a sua idade!”. Cada casa tem suas regras.
- Mostre ao seu filho os benefícios que a tecnologia apresenta, como pesquisar. A Google disponibiliza uma página para que as crianças possam fazer suas pesquisas para a escola de maneira segura, chamada Kidrex.
- A criança não pode substituir o ato de brincar com os amigos por jogos eletrônicos, afinal qual é a interação nisso? Criança X máquina não traz desafios que auxiliem no desenvolvimento social. Além disso, pesquisas recentes associam o uso da televisão e videogames à obesidade e diabetes infantil.
- Passamos um tempo enorme citando os malefícios ocasionados pelo fato de a criança se alimentar em frente à TV… No entanto, muitas vezes, para distrair os pequenos em restaurantes, oferecemos ostablets. Este é um ponto importantíssimo para reflexão: estamos “comprando” o nosso sossego nos almoços e jantares, bem como nos finais de semana?
- Jantar e almoço são momentos em que a família se reúne para contar as novidades do dia, para se reunir e descontrair. É importante também que a criança aprenda com os adultos como se portar à mesa e se atente a cada alimento que está comendo.
Ponderação e bom senso! Vamos à procura do equilíbrio para o bem-estar de nossos filhos!

Texto produzido pelas pedagogas da Orientace Pedagogia.
www.orientacepedagogia.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário