quarta-feira, 23 de julho de 2014

Para a criança gostar de vegetais, inclua-os na dieta desde cedo


Estudo mostra que as crianças aprendem a gostar dos alimentos com mais facilidade quando experimentam o sabor nos primeiros meses de vida

 Uma refeição saudável deve incluir legumes e verduras, certo? O mesmo deve acontecer quando você começar a oferecer as primeiras papinhas para o bebê. E um estudo realizado pela Universidade de Leeds, no Reino Unido, reforça a importância desse hábito logo cedo.

Os pesquisadores analisaram o comportamento de 332 crianças, com idades entre 4 meses e 3 anos. Para cada uma delas, foi oferecido de cinco a dez porções de purê de alcachofra. Segundo o professor Marion Hetherington, um dos líderes do estudo, além das crianças menores comerem mais purê que as maiores, destas 40% aceitaram alcachofra no dia a dia após os 2 anos.

“Após essa idade, a maioria das crianças se torna mais resistente para aceitar novas sabores e, por isso, começa a rejeitar os alimentos. O estudo comprovou que, quando os alimentos são oferecidos logo nos primeiros meses, elas criam uma espécie de memória do paladar e passam a aceitar o sabor com mais facilidade”, explica Hetherington.
Até o sexto mês de vida, a alimentação do bebê deve ser exclusivamente com o leite materno, segundo recomendação da Sociedade Brasileira de Pediatria e da Organização Mundial de Saúde (OMS). Depois dessa fase, no entanto, é hora de oferecer à criança novos sabores. Assim, os alimentos sólidos entram para a dieta do seu filho em forma de papas doces e salgadas.
Papinha saudável
Para uma prato equilibrado, a refeição do bebê precisa ter, no mínimo, duas fontes de alimentos reguladores (legumes e verduras), uma de alimentos energéticos (carboidratos, como arroz, macarrão, mandioca e batata) e uma de construtores (carnes). 
O ideal é começar a oferecê-la no almoço e, a partir do 7º mês, também no jantar. E nada de bater a comida do bebê no liquidificador ou passar na peneira. Apenas amasse os alimentos, para que o seu filho sinta a textura dos alimentos.
Segundo a nutricionista Marisa Resende Coutinho, do Hospital São Camilo (SP), é normal o bebê cuspir a papinha (e fazer cara feia) ou a fruta nas primeiras vezes que comer esses alimentos. Por isso, a dica é iniciar com uma pequena quantidade e aumentar aos poucos, conforme a aceitação dele.
Vegetais e legumes amargos, e agora?

Almeirão, rúcula e couve. Apesar do gosto amargo dessas verduras que, muitas vezes, não agradam o paladar dos bebês, elas são cheias de vitaminas e devem estar presentes na alimentação do seu filho, sim! Mas vale cuidados no preparo. A dica da nutricionista Luciana Costa, do Hospital e Maternidade Santa Joana (SP), é deixar o legume ou a verdura de molho na água por 15 minutos antes do cozimento. Isso ajuda a diminuir o sabor amargo.
Esconder as verduras, pode?

Esse velho hábito muito usado pelos pais não é assim de todo o mal. É ruim por um lado, já que seu filho pode aceitar o espinafre, por exemplo, apenas no omelete e nunca preparado de outra maneira e não adquirir assim o gosto por essa folha. Por outro, diversificar a forma de apresentar os alimentos ao seu filho é uma ótima opção. Ele pode detestar abobrinha refogada, mas adorar o legume em formato de suflê, por exemplo. O mais importante é contar a verdade depois que ele experimentar. E lembre-se: mesmo com a recusa da criança, vale aguardar um tempo e oferecer novamente o alimento rejeitado. Não desista!

Nenhum comentário:

Postar um comentário