terça-feira, 29 de julho de 2014

A importância do esporte na vida da criança

Bom dia!!
Hoje foi compartilhar com vocês um texto que foi escrito especialmente para o blog Just Real Moms, ele fala sobre a importância do esporte na vida das crianças. Espero que gostem e boa leitura!
Iniciação aos esportes

Como já dizia o poeta há muitos anos atrás… Mens sana in corpo sano!
Esse provérbio do poeta romano Juvenal é super atual. Todos nós sabemos o quanto é importante cuidar da nossa mente e do nosso corpo. Com os nossos filhos não pode ser diferente. Se nos preocupamos com que tenham acesso a bons livros para ler, que frequentem uma boa escola, não podemos nos esquecer de auxiliar no desenvolvimento corporal deles.
Quando estamos lidando com coordenação motora, precisamos nos atentar tanto a praxia fina (ter a capacidade de pegar um copo de água sem derrubar ou segurar um lápis de cor) quanto à grossa (correr, saltar, engatinhar…).
O desenvolvimento cognitivo, motor e social precisa andar lado a lado. A prática regular de exercícios físicos é uma ótima solução para auxiliar nesse desenvolvimento. Além disso, também contribui para:
- Socialização;
- Conhecimento de seu corpo;
- Conhecimento de seus limites e superação de barreiras;
- Aprendizado do seguimento de regras;
- Lidar com as emoções.
Vejam a seguir, o que é mais indicado para as crianças, de acordo com a faixa etária:
De 1 a 3 anos
Nessa fase o importante é brincar livremente, explorar o ambiente e assim, aos poucos, conhecer o que é possível fazer com o corpo, desenvolvendo as expressões corporais. Atividades que aliam música com movimento são bem motivadoras também, bem como aulas lúdias de natação, afinal, qual criança não gosta de água? Aliás, a natação traz segurança no meio líquido, treina a coordenação motora, estimula o sistema cardiovascular e aumenta a capacidade pulmonar.

De 4 a 6 anos
Nesse estágio as crianças já conhecem mais o que podem fazer com o corpo, e isso as deixa bem felizes. Aqui é a fase de conhecer brincadeiras e jogos com poucas regras (corre cutia, pato ganso, amarelinha, brincadeiras de roda…). Brincar com bolas e bambolês, correr em parques, andar de bicicleta são propostas ideais para esta faixa etária também. Outra opção é matriculá-las na iniciação esportiva, para que tenham contato com diversas modalidades e descubram, aos poucos, qual é a preferida!

De 7 a 10 anos
Nessa fase do desenvolvimento as crianças já têm bem desenvolvido a capacidade de coordenar movimento e olhar. Por isso, a iniciação de jogos pré-esportivos é indicada. Algumas atividades interessantes são: futebol, ballet, capoeira, judô e circo, que desenvolvem também a disciplina. Nessa fase, gradativamente, as crianças vão conhecendo as regras dos desportos.
Importante lembrar que o esporte não deve ser imposto e nem visto como obrigação ou como imposição do desejo dos pais de transformar seus filhos em atletas. A criança tem que gostar e se divertir com o esporte que escolher!
Vamos todos nos mexer?
Usem nossas dicas e criem uma rotina de atividades corporais para seus filhos. Ela não precisa ser sempre acompanhada por um professor ou aula específica. A atividade física pode ocorrer em casa, no parque, em qualquer local!

Texto produzido pelas pedagogas da Orientace Pedagogia

Nenhum comentário:

Postar um comentário