sexta-feira, 20 de junho de 2014

Como incentivar uma convivência positiva com a babá de seus filhos?

Bom dia!
Achei este texto no blog Just Real Moms e achei muito interessante compartilhar com vocês, afinal de contas, na correria dos dias de hoje e com a vida agitada, muitas de nós precisamos de babás para nos ajudar com nossos filhos, não é?!
Espero que gostem!!

Babás nos dias de hoje!
No dia a dia sempre estamos correndo contra o tempo. Não importa nossa profissão, idade ou sexo, a sociedade está acelerada!
Nesse ritmo frenético de nossas rotinas, como conciliar ser mulher, mãe e profissional? Tarefa bem complicada, mesmo para nós mulheres que sempre conseguimos fazer mais de uma coisa por vez!
Por isso, cada vez mais, as pessoas precisam contratar profissionais que as ajudem com as tarefas domésticas, para que elas possam trabalhar e/ou desenvolver suas atividades principais com tranquilidade.
Dentre estes profissionais que são contratados para conviver nas casas das famílias, encontram-se as babás. Essas têm especial importância, uma vez que seu “objeto” de cuidado são as “crianças”, o bem maior de qualquer família!
As babás, por sua vez, precisam mostrar habilidades e conhecimento das funções que irão desempenhar numa casa, bem como respeitar as regras de comportamento típicas de cada família – bastante variáveis de uma casa para outra e bem diferentes de um ambiente empresarial/comercial.
Mas como saber lidar com as babás?
Abaixo seguem algumas dicas para que essa convivência seja positiva:
- Escolha uma profissional de sua confiança;
- Não existe idade ideal, contudo a babá tem de ser capaz de acompanhar o ritmo das crianças.
- Antes de iniciar o trabalho, alinhave tudo! O que é permitido durante o trabalho ou não, horário de trabalho, uso do uniforme, aparência (cabelo preso/unhas curtas) e modos de atuação com a criança.
- Converse com a babá e a oriente sobre as preferências de seu filho, rotina, alimentação: instrua-a a fazer como você deseja.
-Verifique se ela sabe fazer tudo o que você pediu. Uma boa dica é fazer junto a ela a primeira vez da preparação da comida, como lavar as roupas, banho etc.
- Mostre-a os limites da casa: o que é ou não permitido! E, principalmente, oriente-a de como os limites são colocados: conversando com tom de voz normal!
- Caso o seu filho já seja mais velho, você pode promover uma conversa entre vocês três, valorizando o diálogo.
- Uma reorientação muitas vezes se faz necessário! Afinal temos que instrumentalizá-las para que possam fazer suas tarefas adequadamente.
Como saber se a babá cuida bem do meu filho?
As crianças são muito verdadeiras, elas gostam de quem gostam dela! Contudo, o uso de câmeras, por vezes, traz mais seguranças aos pais!
Neste contexto, para que o relacionamento patrão/babás seja pacífico e proveitoso para ambas as partes, é importante que cada uma delas cumpra as suas obrigações e garanta os direitos uns dos outros.

Texto produzido pelas pedagogas da Orientace Pedagogia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário