sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Exposição leva pedaço da Amazônia à Zona Leste de São Paulo

A realidade pouco conhecida da maior biodiversidade do planeta é tema da exposição Amazônia Mundi, que está em cartaz no Sesc Itaquera.

A experiência de “viajar” por lá pretende sensibilizar o público para realidades ainda pouco conhecidas da região, que possui um patrimônio humano, artístico, social e biológico incalculável.
Com mais de 1.200 m², divididos em 2 espaços da unidade (área externa e galpão), a exposição conta com uma Vila Amazônica, esculturas gigantes de animais da região, instalações artísticas que aludem à floresta suspensa e ao ciclo das águas (“rios voadores”) e uma oca construída por índios Wayana. A visitação permite a observação fugaz de animais e sons escondidos na “floresta”, além das constelações do céu, vistas por diferentes culturas indígenas.




“Mas e aquela casa ali? Tem casa na Amazônia?”, impressiona-se a menina. Sim, tem. É a casa dos caboclos (caá-boc = aquele que vem do mato). Tem antena parabólica, bicicleta, panelas, utensílios de cozinha, fotografias. Uma vela na mesa, uma imagem de Jesus e Maria pregada acima da porta. É a fé de um povo que resiste aos sucessivos processos de ocupação daquelas terras. Pela janela, um igarapé. A vegetação, as águas, os cheiros e os sons dão o tom realista à cenografia. 

A destruição da Amazônia, em decorrência do modelo atual de consumo e desenvolvimento, também é lembrada por meio da instalação “Amazonfagia”.
A trilha sonora do espaço expositivo, concebida por Alvise Migotto, recria sons de pássaros, insetos, vento e chuva, que compõem cada ambiente de uma forma diferente.
Em montagem inédita, a exposição Amazônia Mundi acumula a experiência de outras 12 montagens que percorreram dez países e foram vistas por cerca de 1,5 milhão de pessoas.
  


Fonte: Sesc Itaquera
Até quando:  10/mai/2015
Dias: qua, qui, sex, sab e dom das 09:30 às 16:30hs.
Preço: gratuíto
Onde: Sesc Itaquera 
Av. Fernando do E. Santo Alves de Mattos, 1000

Tel: 11 2523-9200

Nenhum comentário:

Postar um comentário